Ícone do site Aura Contabilidade | Contabilidade em Teresina – PI

OS 3 PRINCIPAIS ERROS QUE OS EMPREENDEDORES EM TERESINA COMETEM AO ABRIR SUA EMPRESA

Abrir a sua própria empresa é o sonho de todo empreendedor. No entanto, os empreendedores iniciantes devem evitar alguns erros que podem tornar esse sonho um verdadeiro pesadelo.

Você já deve ter visto algumas estatísticas acerca do tempo de vida de alguns negócios. Não faça parte desses números!


Com o objetivo de evitar isso, a nossa equipe de contadores preparou esse artigo para explicar os 3 principais erros que os empreendedores em Teresina cometem ao abrir sua empresa. Ficou interessado? Fique por dentro desse assunto e evite transformar seu sonho em pesadelo!


1) Iniciar na Informalidade:
Iniciar o empreendimento na informalidade é certamente o maior erro que os empreendedores em Teresina cometem ao abrir o seu próprio negócio. Isso porque a informalidade impede o crescimento de sua empresa e a longo prazo tornará o seu negócio insustentável.

A seguir listamos alguns problemas de iniciar sua empresa na informalidade:


– Não poder emitir nota fiscal;
– Dificuldades para contratar funcionários;
– Sofrer fiscalizações de órgãos como a Receita Federal, Secretaria Estadual e Municipal de Fazenda, Ministério do Trabalho, entre outros;
– Dificuldades em contrair créditos com melhores condições em bancos;
– Dificuldades em realizar negócios com outras empresas.

Percebeu a série de problemas em iniciar na informalidade? Você conseguiria manter o seu empreendimento com esses problemas?

Você deve estar pensando: no Brasil é muito burocrático e demorado abrir uma empresa! Para driblar a burocracia e diminuir o prazo, sempre é necessário a ajuda de um qualificado profissional da contabilidade.

Além disso, formalizar o seu negócio com a ajuda de qualificado profissional da contabilidade permitirá a você optar por um regime tributário mais adequado a sua condição inicial de empreendedor. Em termos mais claros: você irá pagar menos impostos do que imagina!

2) Não ter um plano de negócios:

Esse é o segundo erro que os empreendedores de Teresina cometem ao abrir o seu próprio negócio. Você deve estar se perguntando: o que é plano de negócios? Calma, vamos explicar em detalhes para você jamais esquecer o que é plano de negócios.

O plano de negócios é um instrumento de gestão indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Por meio dele é realizado um minucioso estudo e planejamento da maneira como sua empresa irá funcionar. Um bom plano de negócios engloba a definição dos seguintes aspectos:

O que é a sua empresa?
O que a sua empresa irá ofertar (produto ou serviço)?
Quem é o seu público (cliente)?
Quem serão seus fornecedores?
Qual a melhor logística para o seu empreendimento?
Onde será instalado o seu empreendimento?
Qual será o valor do investimento para abrir o seu empreendimento?
Qual o tempo de retorno do seu investimento inicial?
Qual será o seu faturamento?
Qual será o seu lucro?
Qual será o valor a ser desembolsado a título de tributos?
Qual será o valor a ser desembolsado a título de encargos trabalhistas?
Qual será o valor a ser desembolsado a título de folha de pagamento?
Quais são os riscos podem afetar o seu empreendimento?

Enfim, o plano de negócios será o guia para a sua empresa alcançar o sucesso. Novamente, você deve estar pensando: é muito difícil prever todos os aspectos acima citados.

Tudo isso poderá ser facilitado com o auxílio de um qualificado profissional da contabilidade, o qual elaborará um plano de negócios personalizado para o seu empreendimento.


3) Desorganização Financeira:


O terceiro erro que os empreendedores de Teresina cometem ao abrir o seu próprio negócio é consequência direta dos dois primeiros. Trata-se da desorganização financeira. Imagine o seu empreendimento na informalidade e sem plano de negócios.

Certamente a desorganização financeira reinará, com a confusão dos recursos da empresa com os pessoais, o atraso no pagamento dos fornecedores ou até mesmo o descontrole no recebimento de valores dos credores.

Tudo isso fará o seu empreendimento fechar as portas.
Nesse ponto, a elaboração de um fluxo de caixa, com o registro dos valores de entrada e saída de recursos, auxiliará a manutenção do seu empreendimento, permitindo que você tenha o controle financeiro de sua empresa.

O auxílio de profissional com profundo conhecimento contábil permitirá que você tenha o controle do fluxo de caixa de sua empresa e por consequência evitando o seu colapso financeiro.

Portanto, com o auxílio de um qualificado profissional da contabilidade é possível evitar os 3 principais erros que os empreendedores de Teresina cometem ao abrir sua empresa, bem como impedir transformar o sonho de ter o próprio em um verdadeiro pesadelo.

Agora você já descobriu os 3 principais erros que os empreendedores de Teresina cometem ao abrir sua empresa, procure evitá-los e tenha sucesso em seu negócio. Lembre-se sempre de contar com a ajuda de um qualificado profissional da contabilidade.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos aqui prontos para evitar todos esses erros no seu negócio.

Sair da versão mobile