DENTISTA SAIBA COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS

Compartilhe nas redes!

Tributação para dentistas: Como pagar menos impostos?

Você sabia que trabalhamos cerca de cinco meses por ano para pagar impostos? Por isso, estar atento à tributação para dentista é essencial ter um contador parceiro perto de você pode ajudar em como pagar menos impostos.

Porém, reduzir a carga tributária não é algo simples. É necessário estar amparado em leis para evitar qualquer problema com o fisco por sonegação de impostos, o que pode ser desastroso para o futuro da sua clínica odontológica.

Para que você saiba como pagar menos impostos como dentista, leia este artigo que preparamos. Confira!

Escrituração do livro-caixa

Uma maneira para pagar menos impostos é fazendo a escrituração do livro-caixa, indicado para profissionais autônomos não assalariados, a Aura Contabilidade indica quase sempre para os profissionais que estão começando, pois têm despesas fixas próximo da receita total, você pode deduzir essa despesa da receita e pagar o imposto de renda encima do lucro no negócio, sabemos que os insumos utilizados na clínica odontológica são caros, além de outras despesas que possui na prestação de serviço. Caso não faça o controle do livro caixa o dentista tem que recolher o imposto de renda com base na receita e não no lucro que teve no seu consultório odontológico.

Planejamento tributário

Ter um bom planejamento tributário é outra forma de pagar menos impostos. Aí entra em cena novamente a importância de um profissional contábil, que saberá utilizar o conjunto de estratégias para reduzir a carga tributária. Isso é possível por meio da eliminação da incidência de alguns impostos ou diminuição das alíquotas incidentes.

Falamos dos benefícios do livro caixa e quando ele é indicado, assim que o dentista  começa a obter um lucro considerável no seu negócio, chegou o momento de você ter sua própria empresa e abrir um CNPJ ao abrir uma empresa a responsabilidade administrativa, além dos gastos extras que uma empresa odontológica tem que como autônomo não tinha como por exemplo registrar também o CNPJ no conselho e fazer o registro do estabelecimento no CNES que é obrigatório para todas as empresas da área da saúde.

Um bom contador saberá analisar as características do seu negócio e indicar formas de aproveitar benefícios fiscais, mudanças no enquadramento tributário, ou omissões na lei. Assim, você paga menos impostos como dentista sem infringir qualquer lei.

Escolha pelo regime tributário

No momento da abertura da empresa o fator decisivo para pagar menos impostos é a escolha do regime tributário, pois cada um tem um diferencial, estar atento a isso neste momento é fundamental e o contador responsável pelo seu empreendimento pode lhe auxiliar na melhor opção.

Atualmente, é possível optar pelo Lucro Real, pelo Lucro Presumido e pelo Simples Nacional. No caso do Lucro Real, as alíquotas incidirão diretamente sobre os lucros, no qual 15% é de IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), com um adicional de 10% nos lucros acima de R$ 20 mil, mais 9% de CSLL, 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS além do ISS que varia dependendo da prefeitura. Este regime a empresa tem que possuir um grande controle no seu negócio. 

No Lucro Presumido, os tributos municipais e federais somados totalizam em torno de 14%, já que neste regime presume-se que determinado percentual das receitas é direcionado aos lucros, para só então as alíquotas serem aplicadas.

Já o Simples Nacional é destinado às empresas cuja receita bruta anual é de até R$ 4,8 milhões, e como o próprio nome diz, possui alíquotas unificadas e simplificadas. Porém, nem sempre essa é a melhor opção, caso sua empresa não utilize os benefícios do fator R é indicado já iniciar no Lucro Presumido, pois sem o fator R sua empresa paga uma alíquota de 15,5% sobre a receita na 1ª faixa de faturamento.

Contabilidade consultiva

Outra excelente opção para pagar menos impostos é contar com um serviço de contabilidade consultiva. Nele, os contadores atuam como consultores na gestão fiscal e tributária do seu consultório odontológico. Para isso, um amplo levantamento dos problemas contábeis, tributários e fiscais é feito e, com base em estudo do caso, indicam as medidas necessárias para solucionar eventuais entraves.

Uma contabilidade consultiva é perfeita para identificar se seu consultório está pagando mais impostos que o legalmente devido, se possui dificuldades na emissão de documentos fiscais, e se o índice de erros e atrasos no cumprimento de obrigações fiscais é alto, assim gerar multas e elevar seus gastos com impostos.

Com a Aura Contabilidade, você tem a melhor contabilidade consultiva e com a inovação da contabilidade digital, que permite que você possa resolver todos os problemas da sua empresa com a velocidade que a contabilidade digital proporciona.

Por isso tudo que listamos a tributação para dentistas precisa ser vista com olhos atentos, garantindo que você possa pagar menos impostos. Se ainda não é cliente da Aura Contabilidade, migre hoje mesmo sua contabilidade para nosso escritório. Converse com nosso consultor!

Leia mais: DENTISTA SAIBA COMO PAGAR MENOS IMPOSTOS

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Carteira assinada (CLT), autônomo, estagiário e trabalho com contrato PJ.…
Cresta Posts Box by CP
Novembro Azul 01 - Aura Contabilidade | Contabilidade em Teresina - PI